NerdCast


6 de mai. de 2006

Igreja católica quer censurar desenho sobre Vaticano

A série Popetown, sobre o cotidiano do Vaticano, sofreu fortes pressões após sua estréia na Alemanha. A igreja católica, assim como as comunidades judaica e islâmica, pressionou, em vão, a emissora MTV, que transmite a animação naquele país, para removê-lo da sua grade de programação.

Para o arcebispo de Munique, a versão alemã do desenho contém mais blasfêmias que a versão original e foi considerado "um insulto coletivo para os católicos praticantes" na ação movida no Tribunal de Grande Instância de Munique. Diversos protestos também tiraram Popetown do ar na Inglaterra, onde ele foi criado, e na Nova Zelândia.

O show foi produzido – veja só – pela BBC, a televisão pública inglesa, e se passa na cidade fictícia de Popetown, e conta a história de Padre Nicholas, assessor pessoal de um Papa criança, que passa grande parte do tempo brincando com seu báculo pula-pula (foto). O tom satírico da série pode ser visto em seu trailer de abertura. "O Papa quer que você brinque de esconde-esconde com ele", diz uma irmã.

Apesar dos protestos, os dez episódios da primeira temporada de Popetown foram lançados em DVD em seu país de origem, podendo ser encontrados via torrent.

Links relacionados
Popetown na Wikipedia.
Stoppt Popetown - Site criado por uma revista evangélica alemã contra o desenho.
"Igreja alemã denuncia desenhos da MTV sobre papa", da Folha de São Paulo.

Foto: Galeria de fotos da Folha

Nenhum comentário: